Oláa Pessoal!!!
Depois de um tempo parado nosso blog volta com tudo!
"Lembramos que estamos no Campeonato Paranaense de FA e estamos torcendo muito para uma boa colocação!"
Aproveitando o ensejo de que o coelhinho está chegando vamos mostrar a vocês que nos acompanham pelo blog qual a origem dessa data comemorativa a “Páscoa”!
“Em meio a tantas culturas espalhadas pelo mundo, sabemos que a páscoa no âmbito cristão é a data que simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte (Sexta-feira Santa). A palavra Páscoa vem do hebraico “Pessach”, que significa “passagem”. Para os judeus, a Páscoa é a comemoração da libertação de seu povo da escravidão do Egito.
A Páscoa é uma data móvel, ou seja, cada ano ocorre em um dia. Em 325, foi fixada no primeiro Concílio de Nicéia, que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (outono no hemisfério Sul), ocorrendo entre os dias 22 de Março e 25 de Abril.
Mas espere o que tem a ver o coelhinho da páscoa e seus ovos de chocolate com tudo isso?
Espere... Vamos explicar!
Um dos maiores símbolos da Páscoa atualmente são os nossos queridos e deliciosos ovos de páscoa. No entanto, embora a Páscoa simbolize a ressurreição de Jesus, o ovo de Páscoa não tem nada a ver com isso, uma vez que surgiu na Antiguidade, bem antes de Cristo. Os egípcios e os persas já davam ovos coloridos com as cores da primavera para seus amigos.
A prática de associar o ovo com a Páscoa se iniciou através dos cristãos primitivos da Mesopotâmia. Na Grã-Bretanha, as pessoas escreviam mensagens destinadas aos seus amigos nos ovos. Na Alemanha, além dos ovos, eram dados outros presentes. Na Armênia, eram desenhados retratos de Cristo e outras imagens religiosas nos ovos. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo simboliza o nascimento “a vida que retorna”. Contudo, os ovos não eram comestíveis, muito menos de chocolate, como conhecemos hoje em dia. O chocolate surgiu entre os Maias e os Astecas, onde era usado como moeda. Chegando à Europa no século XVI, ganhou grande aceitação e tornou-se rapidamente popular. Foram os franceses que decidiram substituir os ovos naturais e pintados por ovos feitos de chocolate. “No século XVIII, confeiteiros tiveram a idéia de fazer os ovos com a iguaria, descobrindo um modo atraente de apresentar o chocolate, realizando assim nosso tão esperado “ovo de páscoa (de chocolate é claro)”“. Uhnn depois dessa historia todo não vemos a hora de chegar logo essa páscoa não!?
Desejamos a todos uma linda e maravilhosa páscoa, e não nos esqueçamos de lembrar da pessoa mais importante desse dia alem dos nossos ovinhos que é Jesus!
By Aline Pagani
Abraços e beijos.
Cheerleaders UFPR Legends.